quarta-feira, 31 de março de 2010

Ruminacoes camelisticas das piramides...

Ruminacoes sobre o Egito e Oriente Medio.
A lingua arabe e falada em varios paises por aqui e desde o Marrocos, Libia, Saudi Arabia, Sudao, Jordania, etc. com pequenas variacoes todos podem se entender.
A religiao predominante eh Islamica. O Egito tem cerca de 30% de cristaos coptas e ortodoxos. Essa conversa duraria dias, porque sao Coptas ou Ortodoxos.
Porque nao tentaram falsificar as escrituras e mantiveram os originais e os textos apocrifos, incluindo Maria Madalena como esposa de Jesus e a Virgem Maria como mae de 4 filhos, como ocorreu na verdade.
A comida tambem eh muito parecida. ateh o MacDonalds que comi a pouco (quem diria!) tem gosto de comida arabe.

Hoje, como estou menos estupido, estou escrevendo no Word para depois passar para o blog, se der.
Ontem fui escrever diretamente no blog minhas impressoes das piramides. Tinha ateh gostado do texto e quando fui postar acabou o tempo e perdi tudo. Deve ter sido o coco de camelo que cheirei. Dizem que Alexandre o Grande e outros, antes de consultarem os oraculos, cheiravam coco de camelo. Deve dar barato, ter visoes, descobrir a formula da coca-cola, etc.!!!

O que tem de peculiar no Egito:

- Chuveirinho dentro da privada. Alguns sao tao fortes que voce tem que se segurar senao o jato separa suas coisas uma da outra. Na Turquia tambem tinha mas voce regulava o jato. As mulheres devem gostar mais. Por isso deve ser que nao ha papel em lugar nenhum.

- Nao ha papel em lugar nenhum. Os guardanapos sao Kleenex. Se voce lavar a mao em qualquer banheiro vai esfregando nas calcas. Nas minhas tenho que voltar pra lavar de novo de tao sujas. Mas tem porta-shampoos com shampoo em todos osm banheiros.

- As toalhas sao maravilhosas. Em qualquer espelunca, as toalhas sao de algodao ¬Egipcio¬, felpudas, grossas, fofinhas e brancas.

- Quando disserem nao pode ou eh proibido, como tirar fotos, levar comida para o quarto, lavar roupa no banheiro......pode! Basta voce nao ligar para o que dizem.
Hoje na Biblioteca de Alexandria, tinha um sinal monstruoso dizendo proibido cameras, etc. e tava todo mundo tirando. Fiquei p. da vida porque nao tirei fotos de originais das Escrituras do Novo Testamento e dos Livros dos Mortos. Tinha mumia piscando de tanto flash.

- Gorgeta. O pais vive de gorgeta. Nao tem salario minimo e mesmo depois de combinar um preco, o cara fica esperando a gorgeta. Tudo funciona nessa base. Ha ateh um excesso de Hasslement ou aporrinhacao de tanto pedido. Ateh policiais tentam te achacar. O cara da lavanderia ligou para ver se eu estava para poder entregar a roupa (2 camisetas e uma cueca, que uso a mesma desde que cheguei) pra poder pegar gorgeta. Impressionante!

- Trafego: Nao vou falar mais. Filmei bastante. Nao existem semaforos nem no Cairo com 20 milhoes de habitantes. A prioridade e carro da policia, carroca, carros particulares por tamanho, os maiores vao empurrando os menores, triciclos, etc. e por fim os pedestres, que correm, param encolhem a barriga, desviam o ombro, o cotovelo, enfim, eh um desafio.
Ontem atravessei a rua em frente ao Hotel pra comprar um sabonete e fiquei com medo de voltar. Quase dormi por la, olhando pro quarto do outro lado da rua.
E tem velhos, criancas..da um frio na barriga so de olhar.
E tome-lhe buzina. Buzinam ateh sem precisar. O motorista que me levou a Alexandria hoje quando freiava, buzinava e ligava o pisca alerta. Nao consegui saber porque ele nao falava ingles. Quem nao acreditar vai ver o filme.

- Comem pepino, tomate e alface com iogurte no cafe da manha.

- Nao vendem bebida alcoolica nos mercados. (miseria)

- Tomam um cha de Carcade que ainda nao descobri o que eh.

- Nao falam palavrao, abencoam (vai ser saber o que tem na bencao...uma praga?) quem aguentaria dirigir sem xingar?

- Nao ligam a minima para os erros de escrita em outras linguas. Na deles nao sei se tem erros, mas eh muito comum ver escrito. Resturant - Ademoinistrator e por ai vai. Inclusive em cartazes, menus, livros de turismo.

- Clima quente e seco de dia e frio a noite. Nao ha labio que aguente. E o nariz fica todo trancado.

- Os camelos sao muito altos, arrotam, tem perna fina e soltam pum.

Alexandria - 31.03.10

5 comentários:

  1. Olá Gê!

    As adversidades estão cada vez mais humoradas... e vc deve estar cada vez mais parecido com um beduíno. Será que foi a intimidade e admiração pelos camelos que o está transformando? rsrsr

    bjs e feliz páscoa

    Inês

    ResponderExcluir
  2. Oi G!
    Maravilha de crônicas!
    Você futuramente poderá reuní-las num livro com sucesso garantido!
    Procure saber se o Carcade não é Cártamo...o óleo de Cártamo é extraído das sementes de Carthamus tinctorius, uma planta oleaginosa cultivada na Ásia, antes da Era Cristã.
    Atualmente, seus principais produtores mundiais são o Egito, a China, India, Estados Unidos, México e Russia.
    Quando ingerido antes de exercícios e das principais refeições eliminam rapidamente a gordura depositada no abdomem devido aos ácidos graxos que contém.
    Se o chá de Carcade for Cártamo, beba muitos goles antes de subir o Monte Sinai.
    Certamente, ao chegar lá em cima você terá perdido aqueles pneusinhos que tanto lhe preocupam...rs
    Eu o tomo em forma de cápsulas (4 por dia)antes de ir para a academia malhar...
    E o intestino funciona que é uma beleza!!!
    Saudades.
    Bjusssssss e uma Páscoa pra lá de inserida no contexto...
    H

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiiii!!!
    Belas experiências, e sua forma de relato está cada vez mais bem humorada e retratando para o lado de cá o quanto de diversidade tens vivido nos últimos dias... e ainda tem muito que ver.
    Vais acabar tonto de tanta informação, mas foi isso que fostes fazer lado de lá né, então guenta coração!!!!
    Belissima passagem da páscoal no lugar mais apropriado do "mundo" para passa-la.
    Que as bençãos esteja sobre ti!
    Beijos de pascoa!!
    Verinha

    ResponderExcluir
  4. G,
    Dentre as peculiaridades, me interessei bastante pelos jatos... depois me conta! Quequeisso!!
    Maravilha de viagem...
    Beijão e feliz páscoa!
    Van

    ResponderExcluir
  5. Olá G
    Os seus textos de fato captam a essência local , traduzindo o cotidiano vivenciado, muito bem observado e sentido por voce. Bom de ler e seguir as emoções da sua viagem. Quanto ao chá de Carcade trata-se de uma planta da família das malváceas e é chamado de Hibiscus sabdariffa. As diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos., e podem ser consumidas em saladas cruas e de outras formas também. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico e pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de chá. Tem sido associado a varias indicações terapêuticas tais como: anti-hipertensivo,antiespasmódico, anti-inflamatório ,antioxidante natural afrodisíaco, laxante suave, diurético, auxiliar nas dietas de emagrecimento, para vitalizar a energia e o sistema imunológico e por ai vai uma gama de indicações .Este não é o mesmo Hibiscus dos jardins do Brasil.
    Beijos
    Yasmin
    ,

    ResponderExcluir