quinta-feira, 11 de março de 2010

Presente de Natal

Época de Natal. Pela primeira vez que me lembro ia passar só. Sem namorada, sem os filhos por perto, sem querer viajar. Pra ajudar Papai Noel, sempre me dou um presente comprado no fim de ano, assim ele fica com mais tempo para suas outras entregas.

Fui à uma loja no Shopping, que agora também gosto de Shopping, e comprei uma câmera digital de boa marca. Lembrei que todo mundo tem uma e a última que tive parecia uma caixa de abelhas. Só faltava sair a fumacinha quando batia fazendo um barulho forte de engrenagens. Não lembro a marca nem o fim da mesma.

Achei um pouco cara, mas sei que mereço. Me dou poucos presentes, posso escolher com qualidade.
Liguei logo pra minha filha contando e ela prontamente me fez ver que tinha pago quase o dobro do que encontraria na internet, com as mesmas características.
Poxa, mas eu já tinha recebido as primeiras instruções e fiquei feliz em saber que até eu era capaz de operá-la, com cabos USB, 6.0 Mega Pixels, 3x Optical Zoom, 2,4” LCD monitor, 25mb memória, o bicho! Essa era a máquina. Lá fui eu feliz para São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Já no avião não resisti. Após a permissão para uso de eletrônicos, saquei da mochila a maravilha e clique pra lá, clique pra cá, as nuvens, as turbinas, a cabine, os/as atendentes.
Percebi que não ficavam nítidas, atribuí à minha inexperiência e à falta de regulagem para a iluminação, apesar de estar no “automático”. Ela que se regule.
Lá naquele paraíso, tirei fotos da grama, da areia, do céu, do mar, da pousada, do arroz de polvo, das flores, dos cachorros, dos pés na rede, do CD e do pacote de biscoitos.
Continuavam embaçadas.

Na volta, usei o cabo e projetei na TV, depois no computador. Embaçadas, sem foco.
Liguei para a loja e marquei uma visita com o técnico, o mesmo que me havia apresentado aos controles daquela supermáquina.

Conclusão: Estava mesmo com defeito, o que de certa forma me aliviou, porque imaginei que poderia ter estragado as fotos da minha primeira experiência como orgulhoso proprietário de uma das mais modernas câmeras do mercado.
Após algumas negociações devolveram o valor pago, mesmo tendo a faxineira jogado fora a caixa da câmera, que eu tinha deixado em cima da geladeira por precaução.
Me ameaçaram, mas já nada podia ser feito.

Minha filha gostou da devolução, porque agora eu poderia comprar uma igual bem mais barata.
Lá fui eu cadastrar no tal site e buscar câmeras com cabos USB, 6.0 Mega Pixels, 3x Optical Zoom, 2,4” LCD monitor, 25mb memória, e o escambau.

Confesso que ainda tenho uma pontinha, tipo 12%, de dúvida quanto às garantias e confiabilidade do comércio eletrônico, mas gosto de riscos e não posso perder o bonde da história das trocas que pode ter começado com a serpente oferecendo uma maçã que acabou por expulsar Adão e Eva do Paraíso, por terem acesso ao fruto da árvore do conhecimento.
Só não sei o que a serpente ganhou. Ela queria ficar só no Jardim do Éden? Desconfio que ela foi mandada fazer isso. E porque plantar bem ali, na frente do casal curioso e querendo aprender e saber tudo, afinal já tinham nascido adultos, não tinham pai nem mãe pra ensinar e muito a descobrir, uma árvore com fruto que não era pra comer? Sei não.

Mudei a marca da câmera por precaução, para não comprar a mesma que tinha devolvido e fiz algumas pesquisas. Finalmente encontrei uma com tudo aquilo,USB..etc. e fiz o registro, peguei o telefone para informações sobre prazos, etc.
No mesmo dia, descobri outra empresa (essas empresas parecem ser de uma pessoa só, porque eles respondem e-mail, atendem o telefone, dão sua conta pessoal para depósito, embalam, despacham e voltam correndo) que tinha o mesmo modelo com valor menor.
Telefonei, negociamos um carregador de baterias, capa e outros acessórios, peguei os dados e fiz o depósito, enviando os dados e comprovante para a empresa/pessoa.

Recebi a câmera dias depois e estou feliz com ela. Já tirei fotos do futebol, os babas de fim de ano, onde se pode medir o nível etílico dos jogadores pelo passar das horas marcada nas fotos, dos almoços que fui, idem, da varanda de casa, do vasinho de boldo, de mim mesmo no espelho, dos quadros da parede e muitas do céu, amanhecendo, anoitecendo.

Aqui encerraria a narrativa de como estou feliz com minha máquina fotográfica, mas um pequeno fato depois disso foi o que me levou a escrever estas linhas.

Semana e meia depois de já estar meio enjoado da máquina, recebi um e-mail do site onde me cadastrei dizendo o seguinte:



Olá Ge274
Infelizmente fomos obrigados a inabilitar o seu cadastro , já que mesmo com os avisos enviados anteriormente, em diversas oportunidades, você voltou a descumprir com esta regra:

Más qualificações recebidas.
Conforme conta nos Termos e Condições que foram aceitos ao se cadastrar: "O XXXXXXXX.com tem o direito de excluir os Usuários que recebam comentários negativos provenientes de fontes distintas".

Todos os produtos cadastrados com ofertas ativas foram cancelados automaticamente.

Nosso objetivo é manter a comunidade segura, onde os usuários possam negociar com confiança. Esperamos que compreenda esta medida e lamentamos pelos inconvenientes causados.

Qualquer dúvida acesse a página de Ajuda > Políticas > Inabilitação > Suspensão de Cadastro > Motivos.
Não responda a este e-mail. Se quiser entre em contato com Ajuda >...

Atenciosamente,

XXXXXXXXXXXX
Onde você compra e vende de tudo


E eu, que sempre pago tudo em dia, que sou um cara justo, correto, pontual, honesto, asseado, tolerante, um poço só de virtudes, não admito, isso é irritante. Onde vai parar minha reputação? O que os outros vão dizer? E se meus filhos souberem? O pessoal do baba? As futuras namoradas? Os alunos? O porteiro, que parece já estar olhando meio de lado pra mim. Será que ele já sabe?

Respira fundo e analisa. Tive duas avaliações negativas. Como só fiz cadastro em dois fornecedores e comprei em um deles, isso quer dizer que até o que vendeu me avaliou negativamente!!!! Safado.
Qual a reação das suprarenais, da cortisona liberada pela glândula pineal, que vai para os rins, baço e fígado?

Entra agooora no site, esculhamba primeiro com eles, depois com os fornecedores. Pega o telefone, diga tudo o que ele merece ouvir. Fale do seu passado ilibado (só as coisas boas) crédito imaculado (porque não compro a prazo) e da consideração (de quem depende de mim).
Devia desacreditar o site publicamente, esculachando o método de avaliação deles, que não é investigado e o dano moral que está me inflingindo. Estamos de volta ao tempo da Inquisição, do Gulag, do Paredon, onde uma simples denúncia é aceita como verdadeira.

Não ouviram minha opinião. Não pude me defender. Até os criminosos mais cruéis tem direito à defesa.
Nunca mais entro nem recomendo este site. Por mim eles acabam. Existem dezenas de outros sites querendo vender para gente honesta como eu. Vão se ferrar!

Aí eu pensei: Quando vou aproximar a prática do discurso que faço? Ser mais simples? Andar mais leve e não me aborrecer?
Entrei no mesmo site e me cadastrei novamente. Fui aceito, com outro apelido e outra senha. Mudei só um número. Espero que eles não leiam isto.

Genaldo Vargas
Janeiro/07

Um comentário:

  1. Ge!
    Entrei aqui em busca das fotos esperadas... e
    me deparei com crônicas maravilhosas de suas
    experiências de vida.
    Fiquei encantada! Parabéns!
    Bjussssssss

    ResponderExcluir