sábado, 27 de março de 2010

Luxor & Karnak

Pena que nao da pra mostra a bagunca que esta aqui atras. Todos falam ao mesmo tempo e a comida que acabei de comer ao estilo Egipcio antigo faraonico....com as maos... uma mao, direita, pegando a comida com a mao, enfiando na boca e limpando com a mesma, porque a esquerda eh considerada " impura".
Foi num mercado, mistura de Feira de S.Joaquim com Mercado Modelo, e como me recomendaram nao comer na da cru, deixei de lado as verduras, contra a vontade e insistencia do meu amigo Hossam Ali Abbud Mohamad Allah Inshallah da Silva Santos.

O templo de Luxor, que foi desenterrado no seculo passado, apos dormir sob milenares areias enviadas pelo Nilo, e como todos por aqui, comecou a ser construido por um Farao e terminou alguns casos seculos depois por outros.
Quase tudo eh referencia hedonista ao proprio Ramses II, o Grande. Ele devia acordar todos os dias e se beijar, repetindo varias vezes...Eu me amo, eu me amo, eu me amo.

O cara era tao narcisista que mandou erigir todos os monumentos nao reverenciando os deuses, como todos antes e depois dele fizeram,dentre os mais cotados Ra-Amon, Horus, Hathor, Isis, Osiris e Thot, mas Ele proprio, mandou se incluir na panteao e aparece ao lado ou de mao dada com os mesmos, e no mesmo tamanho, o que seria um sacrilegio, nao fosse ele megalo.
Na avenida das esfinges que leva Luxor a Karnak, de 3 km. ele so mandou tirar a cabeca de carneiro das esfinges e colocar a dele proprio, o modesto.
Ate a batalha de Kedesh, que todos, inclusive os turcos descendentes dos Hititas da biblia, disseram que nao houve vencedores, ele mandou construir varios monumentos em sua propria homenagem como tendo vencido a batalha.
Diz ter feito o primeiro pacto de nao agressao justamente contra os inimigos que o assustavam, os Hititas da Lidia/ Asia Menor, atual Turquia Ocidental.

Ele era Lula da epoca.

Que pena que acabou o barco no Nilo. Tava bom e ssossegado la.
A bagunca de Luxor, antiga Tebas (vejam a profecia de Jeremias e os sonhos de Ezequiel com relacao a Tebas e Memphis) deu certo. Eles continuam confusos ateh hoje. Como nao existem semaforos, o negocio eh no buzinaco...eh um tal de pi pi fom fom interminavel.

No meio dos templos volta e meia se ouve o portugues e quando posso ajudo, como no caso das brasileiras tentando comprar algo que custava 75 pounds Egipcios. Aviei-as que comecem oferecendo a metade de tudo, para entao negociar. Encontrei-as mais tarde entre os hieroglifos, dizeno que pagaram 30 pounds quando falaram que iriam desistir.
Assim eh o Egito.
Nao va de primeira. Nao confie no que dizem e negocie ateh a infromacao que te derem.
Falando nisso um policial tentou me mostrar uma bencao e estatuas romanas no templo de LUxor e agradeci, o mesmo pediu a gorgeta, o que me deixou constrangido porque estavamos so ele e eu no fim do fim de um quarto escuro, o cara com uma metralhadora e eu negando grana...fui salvo por outro policial que chegou e outro turista perdido.
O policial de despediu alegremente, dizendo thanks, etc. o que o deixou mais suspeito ainda...quequeeisso!!! um policial egipcio (acho que eh do exercito...aqui eles vistoriam tudo, ate na entrada do hotel e deixam passar tudo) querendo me tungar em frente a monumentos romanos, numa sala dedicada a Hatshepsut no fundo do Templo de Ramses II em Luxor????
Perai meu, fui criado no Brasil.

Pega os japoneses, alemaes ou um bando de branquelos, cobertos dos pes a cabeca, (porque a temperatura pode chegar aos 50 graus no verao e o sol eh implacavel) e falando uma lingua desconhecida..Jupiter? que passaram por mim. Eles nem teriam como pedir socorro...
Fico por aqui ate segunda e como tem net posso voltar com mais noticias....a comida que comi a pouco esta se manifestando e vou subir e ver se consertaram o cadeado da porta que caiu na minha mao quando cheguei....
Luxor/Tebas/Egito....sabado 14:53hrs (dia de baba na Bahia)

5 comentários:

  1. Ta cheio de erros de novo....na primeira frase...mostrar a bagunca...em outras, e esse teclado ainda eh melhor que o turco. Na proxima escrevo em arabe...mustapha babaganuche homus, esfiha, kibe kebab kafta e inshallah chocram, seja la o que isso quer dizer....

    ResponderExcluir
  2. Oi Ge!

    Tô gostando, tá mais animado... mais confortável... deixou de brigar com a bagunça e o desconforto e entrou no clima da aventura a que se propusete, tô amando te sentir assim. Desconfiado, como bom brasileiro, mas aproveitando.
    Ok coração continue curtindo seu mergulho na história até o último segundo do último minuto em que isto estiver te dando prazer.
    Divertido imaginar a cena do comer de mão, limpar a própria mào sem ajuda kkk. É tudo novidade, despreendimento.. afinal, no Egito como os egípicios!
    Beijos
    Verinha

    ResponderExcluir
  3. GGGGGGG!
    Não sei exatamente que tipo de vinho egípcio você tomou naquele por-do-sol...ou a quantos graus, os seus excelentes miolos foram fervidos pelo calor daí...
    O fato é que alguma reação bioquímica séria, modificou os seus neurônios cerebrais...rsrs
    Desculpe a brincadeira, mas comparar o Lula ao Ramses II, você não acha um pouquinho demaisssssssss????????????
    Que ele não tenha a felicidade de ler você!
    Caso contrário, correríamos o risco de ver a Esplanada dos Ministérios transformada em Pirâmide...
    Deixemos a tréplica para o vinho da volta, quando a nossa lucidez estará compatível...ou não...rs
    Você mergulha fundo...imagino a cena...vc comendo somente com a direita!Amei!
    Saudades
    H

    ResponderExcluir
  4. Êita peste, acho que fui contaminada pela megalomania de Ramses II e "taqueile" vogal a mais nas palavras da última frase, foi dois es em desprendimento i em egípcios no p mudo, e assim vou eu, cê já tá acostumado né? Liga não. E os outros são os outros, xapralá...
    Excelente domingo, "terça" mulçumana pra vc!!!
    Beijokas
    Verinha

    ResponderExcluir
  5. Olá Gê!

    Que bela aventura!!! Agora o vejo como criança em parque de diversão. É isso aí! aproveite, se divirta e nos mantenha atualizados e instigados com seus relatos.
    Bjo

    Inês

    ResponderExcluir