segunda-feira, 29 de março de 2010

Casanova e a periferia de Luxor

Acordei de ressaca ontem e fiquei no hotel. Domingo aqui as coisas funcionam e ate tarde da noite. O descanso muculmano eh na sexta. A cidade dorme e acorda tarde. 11 da noite e o comercio esta aceso.
Hossam apareceu la pelas 4 da tarde e resolvemos caminhar. Fomos ao museu de Luxor, estava fechado. Alugamos uma charrete e pedi para visitar a periferia da cidade. O lugar onde turista nao vai.
Passamos pelas avenidas arrumadas e amplas, no mesmo caos de transito de sempre, e aos poucos a Luxor bonita foi ficando pra tras. Ao passarmos pela linha do trem, de cara com o real. Casinhas e apartamentos amontoados, ruas estreitissimas que faziam o Casanova (o cavalo da charrete) se encolher pra passar.
Muita sujeira, estradas de poeira e areia. Sem esgoto ou agua encanada.

Miseria, pobreza, mas nao tem violencia nem perigo. Pelo que me disseram e li, os crimes sao tao raros quanto organizacao e limpeza por aqui.
Voce realmente se sente em outro mundo.

No transito, ja que nao tem semaforos, a prioridade eh da policia, que passa a toda velocidade, depois as charretes que tambem nao freiam. Tive que pedir ao cocheiro pra diminuir um pouco que o Casanova estava soltando gases...quando o cocheiro pediu desculpas e Hossam traduziu eu disse - Fica frio porque pensei que tinha sido o motorista. O cavalo pode...

Depois vem os carros, por ordem de tamanho. Os maiores primeiros, depois os menores, os triciclos, as motos, as bicicletas e por ultimo, se esgueirando entre um carro e uma charrete, fugindo das motos e entre ensudercedoras buzinas, os pedestres.
O transporte publico eh feito por vans que andam de portas abertas.
Impressionante como se ve criancas de escola, 5 ou 6 anos no meio da bagunca.

Buzinar eh parte da direcao. Buzinam sem motivo. Sugeri colocar uma buzina no Casanova tambem. O cara do pum gostou da ideia.

Na volta, fomos ao mercado arabe e comprei uns badulaques, uma pulseira com meu nome hieroglifado e umas coisas sem serventia e que nao sei o que vou fazer....e a sensacao de que sempre paguei mais do que devia.
Qualquer preco tem que comecar da metade do que foi pedido.

Os caras sao muuuuiiiito chatos. Ontem a noite fui comprar um sorvete na rua, os caras nao paravam de me seguir oferecendo ajuda. Fiquei p. da vida. Eh o que chama de hassle ou aporrinhacao mesmo.
Os caras te seguem por minutos na rua oferecendo de tudo. E ninguem liga. Faz parte da cultura.

Acabei comendo um prato de R$ 2 com Hossam. Uma tijela comecando com arroz e umas coisas marrons no meio, depois ficava amarelo, pedacos de tomate, pimenta, macarrao tipo espaghetti, mais arroz, lentilhas e macarrao tipo conchinha no fundo boiando numa agua escura. Tudo com colher. Tenho a impressao de que nao lavam os pratos. Tava bom. Comi tudo e lavei com coca-cola.
Voce fica dois dias com aquela comida passeando por dentro.
Parece que ela sai do estomago. Senti nas costas, no pulmao, depois na perna. Voce tem a impressao de que comeu um porco-espinho com casca de caramujo. A lingua fica vermelha durante 3 dias. Nao adianta escovar. Suja a escova e nao sai.
Mas depois passa. Vira azia e no cafe da manha voce ja esqueceu.
Saudade de um sarapatel com buchada de bode e mininico de carneiro! Coisa saudavel.
Deixa eu procurar o hotel que as pernas ja descansaram.
Voces devem estar comecando a acordar pra pegar uma seman santa pela frente ai na terra das araras e do futebol.
Aqui sao 10.50hrs, 5 a mais que ai....

Ainda nao fechei a ida pra Israel, mas se tudo der conforme o combinado passo a Pascoa em Jerusalem....mordam o cotovelo! Foi meio sem querer, mas deve estar muito cheio por la.
Beijocas
G

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ...parece que o porre fez bem, voltou o humor! rs

    ResponderExcluir
  3. Com esta agora eu vou, literalmente morder o cotovelo de inveja, poxa!!!!!
    Tentei bichinho, juro, mas não alcancei o meu cotovelo, então vou desistir de mordê-lo, rsrsrs.
    Tô amando ver este seu humor, isto é que é forma de viajar, de aventurar. Como digo, entrou no transporte que vai te levar a algum passei, penso: o que vier é lucro . Muito bom viajar assim, leve, livre, solto...
    Rindo do diferente, do inusitado.
    Estes paseios por onde turista normalmente não vai nos mostra muito da verdade do lugar, do povo, do governo...
    Vale muito a pena.
    Este segue,oferece,segue,oferece...é típico da cultura, no Marrocos tb é assim, ai de vc se entrar numa loja e sair sem comprar nada, só faltam te matar.Um amiga estava na Turquia e, na rua, em frente àquelas lojas de tapetes
    o cara estendeu a mão para cumprimentar e ela, educadamente estendeu tb, pronto ele puxou ela para dentro da loja e de lá só saiu depois de deixar bela quantia, como já sabe, negociada,negociada, negociada até exaurir os argumentos dos dois lados, ufa!!!
    Beijos, muitos, sem pechincha ( este é bem novo e inusitado, gostou?)
    Curta Israel, Pascoa em Jerusalém...tudo de bom, sonho, aproveite muito...
    As buchadas, sarapatel, mininicos, etc., te esperam...
    Verinha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Intrigante o nome do cavalo! Rs
    Bjussssssssss
    H

    ResponderExcluir