sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Anatomia Espiritual

A grande paixão de Leonardo Da Vinci era o estudo da geometria do corpo humano. Esse grande mestre da pintura provavelmente conheceu os segredos de Hermes Trimegisto expressos no texto Tábua de Esmeralda:

“Verdadeiramente certo e absoluto, sem mentiras; o que está acima é como o que está abaixo, e o que está abaixo é como o que está acima, para que se realize o mistério da coisa única. Assim como todas as coisas vieram do UM, através do UM, todas as coisas para o UM retornam. “

Os mestres taoistas do passado também reconheciam na natureza essa rede de conexão que interliga todas as coisas. Nosso corpo, tanto o físico quanto o energético, espelha as leis da natureza que criam o céu, a terra e todos os seus seres vivos. Todos estes seres e fenômenos seguem um padrão de leis naturais que podem ser compreendidas e utilizadas pelos homens visando o aperfeiçoamento. A alquimia interna taoista ensina aos seus praticantes como utilizar e compreender tais leis, equilibrando seus opostos complementares de forma harmoniosa e atuando de acordo com os movimentos da natureza. O praticante torna-se então co-autor do seu destino.

O I Ching - Livro das Mutações e o taoísmo prático afirmam que o destino é formado pela relação entre 3 poderes - as vontades do céu, do homem e da terra. Isto significa que um movimento ou ação que parta de qualquer um desses poderes afeta o outro gerando uma cadeia de fenômenos que se manifestam no mundo material como destino.

Tao Huang, praticante fervoroso da alquimia interna taoista, tornou-se monge da 26ª. Linhagem da Escola do Portal do Dragão na China. Escritor, poeta, estudioso profundo do Tao Te King de Lao Tzu, Huang acaba de lançar nos Estados Unidos um livro chamado Spiritual Anatomy.

Conheci Tao Huang quando fiz a revisão técnica de um dos seus livros publicado no Brasil pela Editora Cultrix – Portas para Todas as Maravilha, um dos livros mais poéticos que já li. Nosso contato profissional transformou-se numa amizade espiritual profunda.

No inicio desse ano, recebi uma carta do Tao Huang comentando um dos meus artigos sobre as conexões entre a Constelação do Cruzeiro do Sul e as práticas da alquimia avançada de Kan&Li (a reversão do fogo e da água), publicado neste jornal*. Prometeu-me enviar uma copia do seu ultimo livro, para que pudéssemos iniciar um processo energético de unificação entre as energias Yin e Yang do planeta, ou seja, entre as energias dos hemisférios norte e o sul, conforme sugeria o meu artigo.

Recebi de Tao Huang um exemplar do seu livro Spiritual Anatomy e, para minha surpresa, encontrei ali um pensamento unificador inédito que me fez lembrar o famoso parágrafo de Hermes de Trimegisto e os estudos de Leonardo da Vinci.

Tao Huang ensina nesse livro, exercícios energéticos poderosos para abrirmos em nosso corpo os canais de energia superiores (vasos maravilhosos). Ele explica que como nosso corpo um micro cosmo de um mundo mais vasto, ao abrirmos o bloqueio energético em algum ponto do nosso corpo, o mundo lá fora também se abre e soluciona naturalmente os conflitos religiosos, sociais e políticos que afligem a humanidade.

Usando a Cabala, revelando segredos dos mitos judaicos pela luz de seus conhecimentos taoista, ele demonstra claramente nesse livro, a relação estreita entre os bloqueios na circulação da energia no corpo humano e a origem dos conflitos entre as 3 maiores religiões do mundo, como as que presenciamos pela posse religiosa da cidade de Jerusalém.

Essa idéia da inter-relação entre os conflitos bélicos da humanidade e os bloqueios de energias no corpo físico de todos os seres humanos e impactante, visionária e genial. Digno do pensamento de Hermes o Trimegisto!

Tao Huang no livro Spiritual Anatomy, ensina exercícios simples, essenciais e completos para abrirmos esses canais de circulação de energia em nosso corpo, ajudando com isso a construção da paz mundial que tanto sonhamos!

Depois de seis meses testando seus exercícios com sucesso, o Instituto Intertao decidiu promover esses ensinamentos do Tao Huang e sediar o seu primeiro curso internacional aqui no Brasil.

Quem sabe esse esforço coletivo dirigido a abertura desses canais de energia, possa criar uma massa critica de praticantes em nosso pais, que sem nenhuma luta externa, possa iniciar o verdadeiro movimento de transformação dos conflitos humanos em pura harmonia em união em paz?

Utopia?

Os verdadeiros Taoistas acreditam que somos co-autores de nosso destino individual e coletivo.

Torno-me àquilo que sonho.

Tao Huang vem ao Brasil nos feriados de Novembro, e convido a todos a participar desse curso sobre a Anatomia Alquímica Espiritual em São Paulo.

Inscrição para o curso aqui; www.healing-tao.com.br

Ely Britto
Presidente do Intertao – Instituto de Praticas Taoista
Instrutora Sênior do sistema Mantak Chia e sua representante no Brasil
Fundadora da Ecovila Viver Simples, localizada em Itamonte Minas Gerais.
Estudiosa do I Ching

Nenhum comentário:

Postar um comentário